
As 3 aeronaves mais famosas do mundo
Não é uma tarefa fácil escolher apenas dez aeronaves que tiveram o maior papel na rica história da aviação. Mas aqui, depois de muito debate e deliberação, PrivateFly.com apresenta nosso Top 10 das aeronaves mais famosas do mundo:
1. O Wright Flyer
Comprimento: 21 pés
Envergadura das asas: 40 pés
Velocidade máxima: 30 mph
Por que famoso?
A aeronave biplano, projetada e construída pelos pioneiros irmãos Wright, está na vanguarda da história da aviação, realizando o primeiro vôo motorizado do mundo em 1903 sobre a Carolina do Norte, EUA. Foi construído com madeira de abeto gigante, com o motor e outras peças todas feitas à mão. Para alimentar as hélices gêmeas, foi utilizada uma corrente de roda dentada, emprestada do desenho da bicicleta. Para pilotar o avião, o piloto Wilbur Wright deitou-se de bruços na asa inferior para reduzir o arrasto, com a direção controlada por um berço de quadril que puxava fios para empenar as asas.
Onde agora?
Museu Nacional do Ar e Espaço (Smithsonian Institution), Washington DC, EUA.
2. Air Force One (atualmente o Boeing VC-25)
Comprimento: 70,6 m
Envergadura de asa: 59,6 m
Velocidade máxima: 630 mph
Tripulação: 26
Por que famoso?
O Air Force One foi imortalizado na cultura popular como um símbolo da presidência americana e do seu poder. No entanto, ao contrário de outras aeronaves da lista, não é uma aeronave específica, mas um indicativo de chamada de controle de tráfego aéreo. Na maioria das vezes isso será usado pela aeronave privada que é designada principalmente para transportar o Presidente dos Estados Unidos – que então se torna conhecida pelo nome. Entretanto, o indicativo de chamada pode ser usado por qualquer aeronave da Força Aérea Americana enquanto o presidente estiver a bordo. O termo foi desenvolvido em 1953, após uma falha de segurança ocorrida quando o avião do presidente Eisenhower entrou no mesmo espaço aéreo de uma companhia aérea comercial com o mesmo indicativo de chamada. Várias aeronaves têm sido utilizadas como Air Force One desde então, sendo a Boeing agora o fabricante exclusivo de escolha. Um Boeing VC-25 (um 747 altamente customizado) é utilizado atualmente, com mais três aviões Boeing em desenvolvimento.
Onde agora?
Vários ex-aviões presidenciais da Força Aérea Um estão em exposição em museus da aviação nos EUA, incluindo o Museu Nacional da Força Aérea dos Estados Unidos, Dayton Ohio; a Biblioteca Presidencial Ronald Reagan, Califórnia; e o Museu Pima Air & Space, Tucson Arizona.
3. Concorde
Primeiro vôo: 2 de março de 1969
Comprimento: 61,6 m
Envergadura de asa: 25,6 m
Velocidade máxima: 1.350 mph (Mach 2,04)
Central elétrica: 4 x Rolls Royce/SNECMA Olympus 593
Tripulação: 3 (2 pilotos, 1 engenheiro de voo)
Por que famoso?
Considerada como uma das aeronaves mais significativas na história da aviação, a primeira companhia aérea supersônica do mundo permitiu aos passageiros atravessar o Atlântico regularmente em apenas 3½ horas – com um tempo de vôo recorde alcançado em 1996 de apenas 2 horas, 52 minutos e 59 segundos, de Londres Heathrow a Nova York JFK. A Concorde entrou em serviço em 1976 e continuou com as operações comerciais para a British Airways e Air France até 2003. A trágica queda da Air France 4590 em julho de 2000 (o único incidente fatal envolvendo o Concorde) acabou por provocar a sua aposentadoria, resultando em menor número de passageiros e diminuição da confiança na icônica aeronave – mesmo após modificações de segurança. O famoso Concorde apresentava um nariz pontiagudo e ajustável, o que lhe permitia alcançar uma eficiência aerodinâmica ótima em vôo, enquanto ainda permitia à tripulação de vôo uma visão completa durante a decolagem e a aterrissagem.
Onde agora?
20 aeronaves Concorde foram construídas pelo fabricante Airbus, 6 para desenvolvimento e 14 para uso comercial. 18 permanecem preservados em locais, inclusive:
- Museu Nacional de Vôo, Escócia, Reino Unido
- Aeroporto London Heathrow, Reino Unido
- Aeroporto Paris-Charles de Gaulle, França
- Museu da Guerra Imperial, Duxford, Reino Unido
- Fábrica de Airbus, Toulouse, França
- Airbus UK, Bristol, Reino Unido
- Aeroporto de Manchester, Reino Unido
- Museu do Vôo, Seattle, EUA
- Museu Intrepid Sea-Air-Space em Nova York, EUA
- Grantley Adams Airport Bridgetown, Barbados